terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Reisado de Macaúbas

O som do Mucambo, misturando as vertentes do rock com os ritmos regionais, não é simplesmente uma escolha gratuita da banda. É uma forma de retratar, ainda que de uma forma bem própria, a realidade local que nos rodeia. Mas não adiantaria muito falar da nossa aldeia através da música sem conhecer bem as características musicais destas localidades, como é o caso do reisado, manifestação cultural que ainda sobrevive na zona rural de Macaúbas, graças ao empenho de seus moradores.


O reisado, na sua origem, é uma manifestação cultural profano-religiosa trazida pelos portugueses e realizada as vésperas do dia de reis, anunciando a chegada do Messias e homenageando os três reis magos e o dono da casa que os recebe, estendendo-se até fevereiro. Esta manifestação está presente em diversas localidades do país (principalmente no nordeste, geralmente praticado em pequenas comunidades) e por isto mesmo, assumiu diferentes características de região para região, inclusive no nome. Há diferentes denominações para cada variante do reisado, como por exemplo, a Folia de Reis, os Reis, Boi de Reis, Reisado de Casamento, Terno de Reis ou simplesmente, Reisado. Em estados como Alagoas e Sergipe, o boi torna-se uma figura principal, simbolizado principalmente na dança.


Atualmente em Macaúbas, assim como provavelmente deve acontecer em outras regiões, o reisado é dançado em qualquer época do ano e em diferentes eventos. Em Lagoa do Maurício e Boa Madeira, comunidades na zona rural de Macaúbas que a banda Mucambo visitou no intuito da pesquisa musical, as músicas não tem o caráter religioso de sua origem e talvez, o termo "reisado" tenha ficado muito mais por conta do ritmo, mas na verdade assume as características de um samba de roda, onde os músicos convidam o público que os rodeiam para entrar na roda, dançar e escolher outro para assumir seu lugar e assim, sucessivamente. Nestas localidades, os participantes não se utilizam de nenhum figurino específico, como acontecem em outros estados e a festa, que segue noite adentro, é regada a comida e bebida.

Hoje, o Mucambo mostra aqui um pouco deste trabalho de pesquisa registrado nestas duas comunidades.



Reisado da Lagoa do Maurício:
Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Reisado da Boa Madeira:
Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

seja o primeiro a comentar!