sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Show "O Mucambo e a Tragédia"

E o Mucambo voltou a se apresentar em Vitória da Conquista. Para não fugir da regra, novamente o show empolgou a galera. O público lotou o espaço do Viela Sebo Café (dia 09 de outubro) para ouvir a banda tocar as músicas do album "Olho Seco Sem Pena", ouvir algumas músicas novas e alguns covers de Chico Science, Raul Seixas, entre outros. Criou-se uma grande expectativa pelo conquistenses para ver o show completo do Mucambo desde a apresentação no Festival Avuador, no final de julho.
Créditos: Equipe da Rádio 96 FM - Programa "Som da Tribo"
O show "Mucambo e a tragédia" foi uma prova que o show da banda é um show de descerebração, como já bradava Cazuza. Descerebração no melhor sentido da palavra!
Descerebração porque o Mucambo serve essa salada de sons que envolve o público a ponto de ser comum observar as mais diferentes reações no mesmo show, algumas vezes, até na mesma música. No Viela foi assim... teve músicas em que era possível observar gente dançando forró agarradinho, gente pulando feito doido, sacudindo a cabeça no melhor estilo heavy metal, interagindo das mais diferentes formas, se deixando levar pelo som, enfim, é um show no mínimo diferente.

O grande diferencial deste show, como já havia sido anunciado nos cartazes e propagandas via rádio ou internet, foi a participação do video-artista George Néri, que deu um ar ainda mais psicodélico ao show com a projeção de cenas de seu documentário "A Tragédia do Tamanduá" (integrante da IV Mostra de Cinema de Conquista) que casaram muito bem com o som, seguindo a proposta do Mucambo de ser um show não apenas de música.

E para completar esse show de pluralidades, a performance da vaca não poderia faltar, conhecida quase como um "mascote" póstumo da banda. No meio do show, aproveitando o ápice da empolgação de todos, a nova música "Parte que não te cabe" se inicia com o recital de um texto de autoria do baixista Maurício Chaves, acompanhado do solo da flauta transversal e do sample que ecoa o canto da acauã ao fundo, tudo realizado na penumbra, quase na escuridão total. E eis que surgem dois faróis acesos serpenteando pelo espaço do palco. As luzes começam a pincelar o que antes era difícil de identificar e mostra parte do esqueleto de uma vaca que dança pelas mãos do vocalista, que a segura pela coluna vertebral. Um misto de surpresa, empolgação e espanto toma conta do ambiente, que logo é tirado do "transe" pelo som pesado que se inicia em seguida.

O show do Mucambo é isso: música, folclore, instalação, poesia... um misto de sensações.

Veja o vídeo com o trecho da nova música "Parte que não te cabe":
Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

seja o primeiro a comentar!